segunda-feira, 14 de maio de 2012

História : Contexto histórico do Gás natural


A indústria de gás natural no Brasil deu seus primeiros passos na década de 1940 com as descobertas de óleo e gás na Bahia. Nessa época, a produção de gás natural era praticamente toda destinada às indústrias localizadas no Recôncavo Baiano. No final da década de 1950 já se verificava uma produção de 1 milhão de metros cúbicos de gás por dia, valor este que subiu para 3,3 milhões de metros cúbicos uma década mais tarde e já atendia a uma refinaria e a todo o pólo petroquímico de Camaçari.Com a descoberta da Bacia de Campos, as reservas provadas brasileiras praticamente triplicaram no período de 1980 a 1995, conforme se observa na Figura 3.1, e aumentou a participação do gás natural na matriz energética nacional para cerca de 2,7%.
Em 2001, ocorreu a pior crise enfrentada pelo setor elétrico nacional, impondo um severo racionamento de eletricidade aos consumidores brasileiros e causando, posteriormente, uma abrupta redução na demanda de energia elétrica em todo o país.Assim, o governo federal passou a incentivar a construção de usinas termelétricas movidas a gás natural, através da criação do PPT  - Programa Prioritário de Termelétricas13, e a Petrobras, no papel de maior produtor de gás no país, incentivou a criação de novos mercados para o consumo daquele combustível, através do Plano de Massificação do Uso do Gás Natural14.

*Curiosidades: Uma importante característica do mercado mundial do gás natural é seu aquecido comércio internacional. Este comércio, por um lado, estimula a expansão do consumo e de toda uma cadeia de produção do gás natural como uma commodity e por outro provoca uma dependência energética do país comprador em relação ao vendedor, abordando o delicado tema de segurança energética nacional de cada país.
A demanda por gás natural na Europa está concentrada na região ocidental e apresenta uma grande disparidade de volumes, quando analisamos os consumos de cada país. Apenas seis países representam mais de 70% do consumo, sendo eles, Reino Unido, Alemanha, Itália, Holanda, França e Espanha. Se adicionarmos Turquia, Romênia, Bélgica, Polônia, Hungria, República Checa e Áustria á lista anterior, atingimos mais de 90% do consumo de toda Europa.

Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%A1s_natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário