terça-feira, 15 de maio de 2012

Química: Gás natural pode se tranformar em fonte renovável de energia

A equipe do geólogo Steven Petsch, da Universidade de Massachusetts, descobriu que o gás natural foi gerado durante a última glaciação por bactérias devoradoras de carbono, aprisionadas nas rochas abaixo da camada de gelo. Essas bactérias podem viver sem a presença de oxigênio.
"As bactérias digeriram o carbono existente nas rochas e produziram enormes quantidades de gás natural em um período relativamente curto de tempo, dezenas de milhares de anos, ao invés de milhões," afirma ele. "Isso sugere que pode ser possível semear ambientes ricos em carbono com bactérias para criar reservatórios de gás natural."
O gás natural é muito usado como fonte de energia (combustível) nas indústrias, residências e veículos.
O GNV (Gás Natural Veicular) tem sido muito utilizado como combustível para veículos. Além de ser mais barato do que o álcool e a gasolina, o GNV gera um baixo índice de poluentes atmosféricos em comparação aos combustíveis fósseis. Portanto é considerado uma fonte de energia limpa.
Gás Natural, encontrado no subsolo terrestre ou marítimo, é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos (composto químico formado por átomos de carbono e hidrogênio). Grande parte do gás natural (cerca de 70%) é formada pelo gás metano. Fazem também parte da composição do gás natural o propano, nitrogênio, oxigênio, etano e enxofre.


Embora a Petrobrás produza grande quantidade de gás natural, o consumo deste combustível tem aumentado tanto nos últimos anos que o Brasil necessita importar da Bolívia. O transporte é feito através do gasoduto Brasil-Bolívia.

Vantagens:
- Além de terem um baixo custo, porque geralmente são gases obtidos como subprodutos, são combustíveis que formam com o ar uma mistura mais homogênea. Essa característica contribui para uma melhor distribuição nos cilindros, aumentando o rendimento do motor;

- Aumenta também a facilidade da partida a frio do motor;

- Causa um baixo impacto ambiental;

- Facilidade de manuseio e transporte.

Desvantagens:
- Apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão.
- Por ser mais leve que o ar tende a se acumular nas partes     mais elevadas quando em ambientes fechados.

 - Por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia  não renovável, portanto, finita.

 - Em caso de fogo em locais com insuficiência de oxigênio, poderá ser gerado monóxido de carbono (altamente tóxico).


fontes: 
http://www.compagas.com.br/index.php/web/o_que_e_gas_natural
http://www.ageneal.pt/content01.asp?BTreeID=00/01&treeID=00/01&newsID=7
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=gas-natural-pode-se-tranformar-em-fonte-renovavel-de-energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário